Palavra falada

A fala de quem mora, atua e conhece a região portuária



Mestre Carlão - criador do grupo Kabula, Carlos Alexandre, mais conhecido como Mestre Carlão, atua desde 2007 na região portuária.  A partir de 2011, quando o Cais do Valongo foi redescoberto após escavações para realização de obras públicas no Porto, ele realiza nas manhãs de sábado uma roda de capoeira na localidade. A entrevista aconteceu por Skype dia 27 de março 2015. 

Walmir Pimentel -  Walmir fala das origens da Roda de Samba da Pedra do Sal que acontece nas noites de segunda-feira no Largo João da Baiana. Walmir também faz observações sobre a região portuária e de características que só a roda de segunda possui. A conversa aconteceu na tarde de 24 de julho de 2015 na Praça da Harmonia, com participação de Dandara, filhinha de Walmir.



Zé Gustavo - músico, poeta, criador do Samba da Saúde que acontece nas noites de quinta-feira a cada 15 dias no Largo da Prainha. Morador do Porto desde 2010, Zeh fala de sua sensação de pertencimento a esse local e impressões sobre o processo de transformação da região. Entrevista realizada dia 4 de março de 2015 na Pedra do Sal numa tarde de muito vento, como se pode perceber no áudio.

Egeu Laus - frequentador do Porto desde a década de 70, Egeu divide um pouco de suas memórias e fala sobre o processo de transformação da área. Egeu é craidor do Viajantes do Território, iniciativa que apoia o desenvolvimento de projetos e pesquisas na região portuária. O papo aconteceu dia 6 de junho 2015, regado a bebidinhas e porções de pinhão.